Em clima da semana de Halloween, vamos hoje falar sobre uma produção que faz juz ao termo “suspense”. A animação C Danchi (Housing Complex C) foi lançada em 2022 pelo estúdio Production I.G, com parceria com a Adult Swin e está disponível na HBO Max para quem quiser desfrutar.
Sinopse:
Na trama, acompanhamos a garotinha Kimi Shirokado, uma menina excêntrica que vive em uma casa de baixo custo na cidade litorânea de Kurosaki. Durante a época do verão, Kimi se aproxima de Yuri Koshide, uma jovem que acabou de se mudar com a família de Tokyo. Depois de se conhecerem, uma série de eventos estranhos começam a acontecer na região, desde animais mortos aparecendo na propriedade, até desaparecimentos bizarros. Enquanto isso, um estranho musgo se espalha pelos apartamentos sem motivo aparente.
O anime é repleto de misticismo, simbolismos e muita ênfase no mistério. A todo o momento sua ambientação e sua trilha sonora nos revela que existe algo de errado acontecendo ou que devemos nos preparar para o que poderá vir mais para frente e é isso que nos prende do início ao fim. Essa sensação, junto com a sua breve introdução, vai enfatizar todo o mistério que progride cada vez mais nesses quatro curtos episódios.
Algo que intriga muito é a atmosfera que cerca grande parte dos personagens e alguns clichês que podem, ou não, nos enganar, como os estrangeiros com costumes estranhos chegando de repente em uma vila muito conservadora, ou o grandalhão bobão e inocente que não fala direito e todos sempre desconfiam dele, ou até o hikikomori que desenha monstros e anda pela vila durante a noite. Talvez eles tenham colocado esses elementos justamente para desviar nossa atenção do que realmente estava acontecendo.
Mas tudo isso não passa de um “talvez”, afinal não é a minha intenção estragar a experiência para quem quiser conferir pessoalmente. Mas acreditem, os acontecimentos misteriosos e o verdadeiro suspense não demoram muito a começar, afinal são apenas quatro curtos episódios para desenvolver todo o clima sombrio da história que gira praticamente com as duas garotas, Kimi e Yuri, como protagonistas e peças centrais para tudo o que é descoberto por todos.
E por mais que sejam poucos episódios, a história acaba se desenrolando de maneira muito bem amarrada e gradualmente vemos a progressão de todo o suspense por trás das misteriosas aparições e da desconfiança entre os moradores da vila e os estrangeiros recém-chegados. Não demora muito para alguns segredos se revelarem e, então, começar o verdadeiro horror.
A produção da série não se preocupa em desenvolver aspectos passados e irrelevantes para a trama central, mas ainda assim conseguimos entender por algumas pistas reveladas ao longo da história e assim podemos ficar chocados com o plot twist final. A tensão criada desde os primeiros minutos causa essa sensação de que algo virá e, por isso, chegamos ansiosos para a grande revelação. O que antes era uma extrema calmaria, a ponto de todos se preocuparem com insetos e calor, tornou-se um pesadelo interminável com muitos desaparecimentos e mistérios a resolver.
No mais, essas são as minhas impressões gerais sobre C Danchi. Em relação ao quesito técnico, continuo batendo na tecla de que a ambientação, o desenvolvimento do roteiro e até a trilha sonora criam um palco perfeito para todo o suspense que C Danchi se propõe. A qualidade da animação também não fica para trás e destaca um clima sombrio que é perfeito para a sensação que sentimos do começo ao fim.
Dessa maneira, fica aqui a dica do que assistir nessa semana macabra (mesmo que o Halloween já tenha passado), garanto que muitos não irão se decepcionar. É um belo anime de terror que sabe muito bem elaborar todo o seu entorno para nos proporcionar a sensação de tensão e não desgrudarmos da tela por nenhum minuto.
Faz tempo que já vi… a história é meio arrastada, mas a protagonista dá vontade de apertar a cada segundo <3