Ashita no Joe, é uma das séries mais espetaculares já feitas. A história gira em torno da ascensão de Joe, um adolescente delinquente, que vê sua vida, completamente sem rumo, mudar ao encontrar o objetivo de se tornar o maior boxeador de todos os tempos.
A história é baseada no mangá escrito por Ikki Kajiwara e ilustrado por Tetsuya Chiba, publicado entre 1968 e 1973 na revista Weekly Shonen Magazine.
Reunindo todas as virtudes dos shounens modernos, mais tarde, Ashita no Joe, se tornaria um ícone da cultura pop japonesa, simbolizando superação e persistência.
1 – Enredo
Danpei Tange é um boxeador frustrado. Largou os ringues quando perdeu a visão de um dos olhos, e desistiu de ser treinador quando foi traído por seu discípulo. Desde então, vive uma vida de miséria, andando com mendigos e enchendo a cara o dia inteiro.
Um dia, chega à cidade onde mora Tange, um jovem. Violento, orgulhoso, aproveitador e mentiroso, chamado Joe Yabuki que arranja brigas, trapaceia, rouba e mente. No entanto, sua força e agilidade em suas brigas de rua despertam a atenção de Danpei, que vê em Joe o potencial para se tornar um grande boxeador, talvez até mesmo um campeão.
É aí que começa Ashita no Joe, com a saga de Joe Yabuki para deixar de ser um simples marginal e se tornar um grande campeão do boxe. De início a contragosto, Joe se recusa a treinar com Danpei, mas tudo muda quando entram em sua vida: Yoko Shiraki e o valente Rikiishi Tohru, aquele que se tornaria o grande rival de Joe até o fim da série.
2 – Importância e Recepção
Ashita no Joe marcou época no Japão. A obra surgiu de encontro com a época em que o país passava por uma reviravolta social e econômica em sua cultura. Joe representava o herói trágico que lutava contra a classe baixa. A força de vontade dele era um semi reflexo das pessoas que almejavam o mesmo.
A série é de tamanha importância, que ao fim do mangá, milhares de jovens japoneses se mobilizaram numa passeata em homenagem à obra. Além disso, o personagem foi utilizado em diversas campanhas políticas do povo, ilustrando a força de vencer de um jovem da periferia rumo a um destino, embora glorioso, cheio de obstáculos e preços a serem pagos.
A série também inspirou Masami Kurumada, famoso mangaká, a criar “Ring ni Kakero“, que também se tornou um sucesso.
Quase 45 anos depois, Ashita no Joe deixou o legado da rebeldia contra o sistema miserável e conturbado que imperava. Ele é a determinação em pessoa. Não é à toa que ele é lembrado ainda hoje como exemplo de força.
3 – Personagens
* Joe Yabuki
O protagonista da história. Um campeão da FPOB e 4º no ranking mundial. Órfão, viveu sua infância dentro de muitos orfanatos e instalações. Joe faz parte da categoria peso-galo. De característica rude e emocional, também é dono de uma força extraordinária e enorme espírito de luta. Joe Yabuki é, ainda hoje, um dos maiores ícones da cultura pop dos animes.
* Wolf Kanagushi
Wolf Kanagushi. Wolf era um lutador confiante e impetuoso que foi facilmente provocado por Joe em uma briga, que terminara em nocaute duplo. Esta notícia acabou levando o público, a exigir uma luta entre eles, onde Wolf acabou derrotado. Ele se tornou um bandido que foi derrotado devido a sua mandíbula fraca.
* Carlos Rivera
Ex número 6 no ranking WBC Bantamweight. Lutou contra Joe Yabuki em torneios.
* Harimau
Um cara que só estava interessado em lutas emocionantes e doces, que desafia Joe a lutar. A luta foi orquestrada por Youko para reacender o espírito selvagem de Joe.
* Jose Mendoza
O campeão perfeito que nunca havia perdido, lutou muito bem e era admirado por todos. Possui um grande cuidado com a saúde e a família. De personalidade calma e confiante, demonstrando uma aura verdadeiramente imbatível. Um tema recorrente é a sua imensa força física, a ponto de deixar grandes hematomas no corpo de seus adversários.
4 – Outras Adaptações
Ashita no Joe teve dois episódios pilotos produzidos no final do ano de 1969, sequenciado por um anime de 79 episódios, produzido pela Mushi Production entre 1 de abril de 1970 a 29 de setembro de 1971 e dirigido por Osamu Dezaki.
Durante os anos de 1980, recebeu uma segunda temporada de 47 episódios, produzida pela Tokyo Movie Shinsha. Em 2011, foi adaptado em um filme live-action, estrelado pelo popular ator/cantor Tomohisa Yamashita como Joe Yabuki e Yusuke Iseya como Rikiishi.
Além disso, a obra deu origem ao anime Megalo Box, disponível no Crunchyroll. “Megalo” é uma homenagem em comemoração aos 50 anos de Ashita no Joe.
5 – Conclusão
Curtiram conhecer um pouco sobre um dos animes mais importantes da história?Aproveitem e assistam o anime. Vale muito a pena!! Deixa sua opinião nos comentários. Grande abraço e até a próxima!!
Me interessei, não gosto muito de mangas de esportes, mas a historia parece boa, o anime é fiel a historia original(mangá) ou seria melhor apenas ler o mangá?
79 episódios… vale mesmo a pena? Eu acabei de ver Megalo Box e gostei bastante, mas o último episódio deixou a desejar no desenrolar final depois da luta. Assistir Ashita no Joe ajuda a entender ou são histórias independentes?