E aí seus esportistas, tudo certo? Hoje, iremos malhar nossas curiosidades em torno de um tema em ascensão no Japão: o esporte. Então suba em sua bicicleta, prepare a bola para a cobrança de pênalti e salte para sacar em mais um artigo de curiosidades. (É recomendado que você NÃO faça esses passos ao mesmo tempo; risco de lesão grave, certo?)
Esporte e planejamento
Sabemos que o Japão é um dos países mais desenvolvidos do mundo; sendo uma grande potência econômica, tecnológica e sempre tendo altos índices de desenvolvimento geral. Porém, falta algo ainda para o país, tal objetivo seria tornar-se uma grande potência esportiva.
De fato, o Japão tem grandes presenças em esportes como Judô (Maior medalhista olímpico isolado), Ginásticas (segunda potência) e Lutas (Greco-Romana e Livre, também sendo uma segunda potência, tendo Yu Yu Hakusho como grande anime da área). Poderíamos citar a natação, mas o Japão é a quarta potência em atividade.
Ao passar dos anos, o governo japonês vem cada vez mais incentivando o esporte dentro das escolas, o que há longo prazo irá gerar frutos para o esporte nacional. Vejamos o caso do futebol, a liga japonesa é considerada bem recente perto das ligas mais desenvolvidas.
Mas é um mercado em bastante expansão, apesar de que o desempenho em Copas do Mundo seja muito abaixo do esperado, tem formado vários craques como Keisuke Honda, o lendário Nakamura e Kagawa que atualmente joga no Borussia Dortmund da Alemanha.
Porém, um saldo positivo desse investimento é que o Japão é Hexacampeão da Universíada (torneio realizado entre as Universidades de países como Brasil, EUA, Espanha, Rússia, Alemanha, China e outros) tendo conquistado a medalha de ouro em: 1995, 2001, 2003, 2005, 2011 e 2017.
Captain Tsubasa: O exemplo do sucesso
Tecnicamente, essa obra fui uma espécie de propaganda para popularizar o futebol na Terra do Sol Nascente e acabou dando muito certo; gerando um grande apoio para a Seleção Japonesa de Futebol e, consequentemente, formando a primeira liga profissional de futebol.
Aumento de animes esportivos: incentivo indireto para os jovens
Pode parecer coincidência, mas houve um aumento de animações relacionadas a esportes que o Japão ainda não tem força internacional. Exemplos de animes: Futebol – Captain Tsubasa (2018), Inazuma Eleven: Ares no Tenbin; Beisebol – Major 2nd, Gurazeni; Boxe – Megalo Box; Vôlei – Haikyuu;
Essa onda de animes vem influenciando, indiretamente, a nova geração. É bem possível que o Japão “sofra” de uma exponencial formação de grandes atletas. Pergunto a você, caro leitor: será que poderíamos ver ao vivo o “Pequeno Gigante” saltando para a vitória? Ou o Yatagarasu (O Corvo de Três Pernas símbolo da Federação Japonesa de Futebol e da mitologia Japonesa) voar e alcançar o topo ou pódio em uma copa do mundo? (Eu sei que você entendeu a referência).
Torço para que o Japão seja capaz de promover sua ascensão esportiva em alguns anos e, coincidentemente, servir de exemplo para outros países que ainda tentam, com a mesma receita de bolo, promover o lazer e a cultura.
Excelente artigo muito interessante, eu gostei bastante. Particularmente não curto animes de esporte, o único que adorei foi keijo pelas deliciosas batalhas de bundas e peitos. Tem um anime de volei de praia entre meninas que irá estrear na temporada de verão japonês em julho, me interessei muito, os biquínis das meninas são fio dental e durante as partidas eles se rasgam como se tivessem tomado o golpe rasga roupas do Issei. Grandes expectativas para esse anime que mostra o que as lolizinhas fofinhas tem de melhor ( ͡° ͜ʖ ͡°).
eu gostei desse artigo sobre animes esportivos
o boxe tb teve bons animes como hajime no ippo, ashita no joe e ring ni kakero
tiger mask W trouxe de volta a luta livre (ou melhor, puroresu) que é sucesso absoluto no japão, tanto é que fez uma luta especial entre o tiger mask e o tiger the dark no wrestle kingdom, o maior evento da new japan pro wrestling realizado todo ano no tokyo dome
eyeshield 21 trouxe o futebol americano pra tentar popularizar o esporte no japão (sem sucesso), sem contar slam dunk e kuroko pra representar o basquete
só me chateia o fato do judô, um esporte que NASCEU no japão e tb uma das principais potências mundiais que sempre tem medalhistas olímpicos (modalidade que eu sou faixa preta 1º dan), não ter um anime depois de yawara (um anime inspirado na campeã olímpica hoje conhecida como ryoko tani)
Eles aproveitam bem a mídia que tem e utilizam o máximo dela para difusão de algo ou para o marketing.
Com a olimpíada de 2020, deu mais gás para o governo investir no projeto de se tornar uma potência olímpica. O primeiro passo já foi aqui no Rio, a maioria da delegação tinha uma média de idade bastante jovem, para eles ganharem experiência e só buscar os resultados em casa.
Ps: Tokyo 2020 será o evento esportivo mais pop já feito, aquilo será um bagulho de louco.