O anime Yasuke estreou na plataforma de streaming Netflix em 2 de abril, contando com apenas 6 episódios. Produzido pelo estúdio Mappa, tinha tudo para ser excelente.
Aliás, você sabia que o anime é baseado em uma história real? Sim, Yasuke realmente existiu e foi isso que me fez querer assistir já que a sinopse não é tão cativante. Se eu não soubesse disso, teria desistido nos primeiros minutos do anime onde em uma batalha aparece robôs, magia e um CG medíocre. Afinal, do que se trata o anime?
Yasuke foi levado ao Japão como escravo onde se tornou um samurai negro, o primeiro e único. Após lutar em uma guerra e acabar derrotado, ele adota uma vida discreta como barqueiro em um vilarejo. Ninguém ali sabe que ele já foi um grande guerreiro. Constantemente Yasuke é atormentado pelas lembranças do seu passado.
Na história, em dado momento ele é procurado pela mãe da Saki para auxiliá-la em uma viagem em busca de um médico para tratar da filha, que se encontra muito doente. Yasuke se torna então o guarda costa de Saki.
O preconceito
O anime nos mostra o quão incomum eram as pessoas negras naquela sociedade quando um dos senhores que se interessou por suas habilidades pede a seus servos que o lavem, acreditando que ele estava sujo. Além de sua força enorme, ele se destacava também por seus mais de 1,90 m de altura.
Yassan foi promovido a Samurai, um posto que somente pessoas nativas poderiam ocupar. Daí nasce o preconceito. Alguns não aceitavam um estrangeiro, negro, ocupando algo tão sagrado. Apesar de todo preconceito, isso não o abala e ele continua sendo humilde e muito leal aos seus princípios.
Conclusão
O anime tinha conteúdo para ser um grande sucesso, mas não satisfeitos, os autores decidiram incluir mecha, magia e folclore. Sinceramente não havia necessidade disso, mas ainda existe esperança, pois há mais planos para o anime segundo os seus produtores e que isso seria somente o início.
Tirando todos esses elementos, o anime é razoável. Estou na expectativa de que foquem na história de Yassan, que ele seja o protagonista, porque senti muitas vezes que a Saki havia se tornado o centro do enredo.
O que você achou do anime? Me conte nos comentários.
esse de hoje eu amei