CODE GEASS: LELOUCH OF THE REBELLION – THE AWAKENING PATH (EPISODE 1 of 3)
Gênero: Ação, drama, mecha, militar, escolar, ficção científica e super poderes.
Estúdio: Sunrise
Parte: 1 de 3
Estreia: 21/07/2017
Duração: 134 minutos
Baseado em: Anime (Original)
Após 9 anos, está obra maravilhosa retorna aos nossos telões para a felicidade de muitos… Ou talvez não. Aqui vocês verão a mais sincera opinião de uma testemunha em primeira mão do filme dirigido pelo cinema japonês. Estreado no dia 21 de setembro de 2017, Code Geass: Lelouch of the Rebellion – The Awakening Path é o primeiro filme da trilogia de compilações que resumirão as duas temporadas do anime.
SINOPSE
Depois de um atentado do imperador Britânico, Charles Zi Britannia, contra sua esposa, o príncipe Lelouch vi Britannia é exilado do país juntamente com sua irmã Nunally, e usado como moeda de troca para o Japão pelo seu pai, Charles, após ter-se oposto as suas ideias. 2 meses depois, em 10 de agosto de 2010, o Império Britânico conquistou o Japão em um ataque com seus armamentos robóticos, os Knightmare Frames. A nação japonesa perdeu sua liberdade e direitos, passando a ser chamado de Área 11. Os cidadãos Japoneses, chamados agora de “Elevens”, são forçados a viver em comunidades, enquanto Britânicos vivem em locais de primeira classe. Sete anos mais tarde, Lelouch encontra uma garota denominada como C.C. (C2) que lhe dá o Geass, o “poder do rei”, fazendo assim acelerar os seus planos de destruir os ataques do império Britânico e estabelecer uma paz mundial para sua irmã.
O PRIMEIRO FILME ADAPTOU ATÉ QUAL PARTE DO ANIME?
Antes do lançamento, eu me perguntava em qual parte o filme iria pausar para não deixar a peteca cair, já que é um fator crucial em uma história dividida em partes. O filme foi adaptado até o episódio 17 “Knight” da primeira temporada, em que durante uma missão da Ordem dos Cavaleiros Negros junto do grupo de Toudou, Lelouch-se abala estruturalmente ao descobrir que seu amigo Suzaku era o piloto do Knightmare Lancelot.
O FILME FOI FIEL AO ANIME?
A princípio, o primeiro filme da trilogia teria a obrigação de nos introduzir ao mundo de Code Geass e seus eventos iniciais no que o nosso protagonista Lelouch começa uma rebelião. Na relação com o enredo principal ele foi fiel, visto que os fatos se mantiveram-se intactos mesmo tendo apresentado alterações em alguns dos eventos da história. Contudo, assim como eu disse “alterações em alguns dos eventos da história”, há uma porrada de eventos que foram introduzidos, excluídos e alterados.
AS CENAS EXCLUÍDAS, INÉDITAS E ALTERADAS
Para a minha tristeza e talvez de mais alguns, o arco de drama da Shirley no R1 em que ela descobre a identidade do Zero, foi alterada. Colocaram o Diethart no lugar dela para dar um tiro em Villeta, com o objetivo de cortar todo o plot B da trama, logo não teríamos as cenas do Geass de Lelouch na Shirley e nem nada relacionado a garota. Também tivemos trocas nas ordens dos episódios, como exemplo o episódio 8, em que a Ordem dos Cavaleiros Negros é apresentado ao público, com o episódio 11, da batalha em Narita, contra a Cornélia. Para suprir a falta de vários buracos deixados por essa troca na ordem dos eventos, cenas inéditas foram adicionadas. Já no começo do filme podemos ver o Lelouch e a nunally quando criança sendo exilados do país, com a observação e fortes emoções da família real, incluindo Cornélia, Euphemia, Jeremiah e alguns outros. O Knightmare Guren MK.2 da Kallen não é doado pelo ancião que o Lelouch mostra a cara, o robô vermelho sai do nada. Eu poderia ficar o dia todo aqui falando sobre as alterações no enredo de Code Geass que ainda não teria fim.
EXPECTATIVA VS REALIDADE
De fato minha expectativa com a divisão das partes dessa trilogia era alta. Imaginei que o filme inicial adaptaria toda a primeira temporada de 25 episódios, e que a segunda temporada fosse direcionada para os últimos dois filmes, contando cada detalhe por detalhe sem deixar um furo no roteiro. A realidade é que foi totalmente o oposto, resolveram inserir todo o episódio 1 e 2 em uma marcha lenta para enfim rushar 15 episódios na segunda metade do filme.
A verdade é dura e cruel, só não estava querendo acreditar, todavia já havia imaginado que todo o plot B da história iria ser cortado com intenção de encurtar o máximo possível, pois estamos falando de 50 episódios direcionados a 3 filmes. Também não estamos dizendo que foi uma decisão infeliz ou uma falha. A intenção dessa compilação de episódios é encurtar o caminho para quem nunca viu o anime e driblar todo o plot “dispensável”. Para uma primeira impressão, o filme lhe traz ao mundo da obra e te instiga a querer prosseguir com a história.
O QUE ESPERAR DOS DOIS PRÓXIMOS FILMES?
Justamente por estarem alterando uma grande quantidade de cenas, o filme acabou se tornando imprevisível. Nos últimos 10 minutos do filme, Lelouch se vê incapacitado de prosseguir com seus planos sem ter o Suzaku ao lado dele como um cavaleiro que irá proteger Nunally, até aí tudo dentro dos eixos. Até que a C.C. solta a seguinte frase “Lelouch, se você quer o Suzaku para o seu lado, sua única opção é controla-lo com o seu Geass”, essa frase abre uma possibilidade para a obra tomar um outro rumo, embora, continuo crendo que mesmo com alterações nos eventos da trama, o final acabará se encontrando da forma que conhecemos.
CURIOSIDADES
Ao comparecer no filme Code Geass: Lelouch of the Rebellion – The Awakening Path, você recebe um DVD de Picture Drama como brinde. O picture drama trata-se de pequenas esquetes cômicas em que os alunos da academia Ashford estão participando de um evento escolar chamado “Competição da declaração mascarada”, em que o aluno tem que declarar o seu verdadeiro amor como um anônimo, vestindo uma máscara ou fantasia para não ser reconhecido.
Temos várias cenas cômicas no DVD, como por exemplo, a Shirley se declarando pro Lelouch, Suzaku se declarando pro gato Arthur, Kalen dizendo que vai destruir Britânia, Rivalz intitulado como “eu amo a presidente”, a C.C. se declarando pra pizza e pra um certo alguém que perdeu a mãe e foi exilado quando criança e… sim, essa pessoa mesmo que você imaginou, se por algum acaso pensou na Nunally, você acertou! Também temos a Nina… Ninguém liga pra Nina.
CONCLUSÃO
O primeiro filme da trilogia não foi como o esperado, mas nem por isso foi de todo o ruim, o filme tem seus prós e contras, basta acha-los. Enfim, se você gostou do review, sinta-se a vontade para deixar um comentário para discutirmos alguma dúvida que não foi esclarecida, se não gostou, deixe um comentário também para sabermos o que melhorar na próxima.
Lembrando que o review da trilogia não para por aqui, o próximo filme Code Geass: Lelouch of the Rebellion – The Rebellion Path, estreia dia 10 de fevereiro de 2018.
Nota: 3,5/5
Poderiam ter feito um dorama ou live action, aproveitando essa “onda”. Code Geass é um obra prima que vale a pena ser apreciada mas esses filmes aí hein, sei não… Muito bom esse review.
Verdade mano…
nao diga tal besteira, a melhor escolha foi fazer uma trilogia, embora a escolha de disposiçao dos filmes tenha ficado ruim
os ultimos live actions que sairam foram horriveis, e
Concordo em parte. Não teve nenhum live action recente que tenha gostado?
o unico que parece mais decentezinho esta sendo o de jojo, que NÃO foi feito pelo netflix
Vou conferir esse depois.
Que review da porra.
Quando será que fica disponível para ver aqui no Brasil?
Acho difícil trazerem o filme pro Brasil, infelizmente a série n é tão conhecida comercialmente no país.
Não falo no cinema, mas sim online (legendado).
Alguma Fansub BR pegou pra legendar?
Caralho quando vão disponibilizar o DVD para vender ou baixar ? Quero ver logo.
Trocar a Shirley foi sacanagem!!
Não acho nenhum site para assistir o primeiro filme, porque isso?
cade os sites pra legendar os filmeess eu quero ver eles
aonde posso baixar?