Primeiras Impressões: Dark Gathering A história segue um garoto que, com a habilidade de enxergar espíritos, embarca em uma aventura sobrenatural

Welerson Silva
(Redator do Blog)
@welcr_silva
Dark Gathering
© Dark Gathering

Ficha Técnica – Dark Gathering

Gênero: Horror, Sobrenatural
Estúdio: OLM
Origem: Mangá
Data de estreia: 09/07/2023

Quando ouvi falar sobre Dark Gathering pela primeira vez, fiquei entusiasmado. Pelo primeiro contato que tive com ele, o design, principalmente da protagonista, me remeteu bastante ao anime Toilet-bound Hanako-kun. Que, inclusive, é um baita anime. Incrível visual e narrativamente falando.

Aliás, após assistir o primeiro episódio de Dark Gathering, outro título me veio à memória: Mieruko-chan, um anime até que recente, tendo sua estreia em 2021. O fato de haver uma conexão entre eles está justamente na narrativa. Ambos trabalham com uma temática sobrenatural.

Ademais, não somente esses dois, mas Toilet-bound Hanako-kun também pode ser inserido neste quadrante. No entanto, no tocante a forma que a história é contada, Dark Gathering se assemelha bem mais a Mieruko-chan. Em síntese, trata-se de um personagem que possui a habilidade de enxergar o mundo espiritual. Mais do que isso, poder ter contato com fantasmas.

Ou seja, inicia-se uma jornada sobrenatural repleta de aventuras “exorcizando” esses fantasmas, com muita ação, cenas horripilantes e “glamourosas”. Pelo menos é o que deixa a esperar a partir do primeiro episódio da animação. Sobretudo, o foco está em encontrar e aniquilar um espírito em específico que levou a vida da mãe de uma pequena garota que também possui poderes sobrenaturais.

Dark Gathering
© Dark Gathering

Estreia

Acompanhei pouco a reação do público em relação a Dark Gathering. Das poucas pessoas que vi comentando acerca da obra, as expectativas eram boas, sendo considerado, inclusive, uma das melhores estreias da temporada. Infelizmente, na minha concepção, não foi para tanto. Claro que isto é subjetivo e cada um tem uma tendência específica. Porém, como alguém que também estava esperando de forma positiva, não achei que foi tudo isso.

Basicamente, foi o mesmo que aconteceu com Mieruko-chan. Me venderam uma ideia e eu a comprei. Todavia, quando o anime estreou e eu assisti os primeiros episódios, não era exatamente aquilo que eu esperava. Claro que nesse meio tem pessoas que já leram o mangá e gostaram da proposta e só estavam a esperar o projeto animado, já tendo noção geral da narrativa.

E também tem o fato de que, às vezes, idealizamos algo e depositamos expectativas que nunca nem chegaram a ser oferecidas pela obra. Em suma, podem ser citados “n” argumentos para justificar os motivos de algo ter desagradado. Entretanto, nunca será motivo de demérito. Reiterando, o que pode ser ruim para alguns, pode ser maravilhoso para outros. É tudo uma questão de opinião.

Dark Gathering
© Dark Gathering

Sinopse:

A história da série gira em torno Keitaro Gentoga, um calouro da faculdade assombrado por sua capacidade de atrair espíritos e que tem de viver com os danos colaterais causados por isso no passado. Suas tentativas de se misturar à sociedade ao se tornar um professor particular, no entanto, ficaram repletas de perigos sobrenaturais mais uma vez quando sua primeira aluna, Yayoi Hozuki, envolve ele em sua busca para encontrar o espírito que levou sua mãe embora.

Expectativas:

No tocante ao protagonista, não consegui criar nenhuma conexão com ele. Tem a construção problemática de vida dele, que é o fato de ele não conseguir ter uma vida social normal por conta das consequências que as interações com fantasmas oferecem, não somente para ele, mas também para as pessoas que o cercam. Isto é interessante. E o objetivo está em acompanhar ele voltando a ativa aos poucos.

Para isso, ele começa a trabalhar como professor particular. Contudo, o que ele não imaginava é que a primeira aluna dele seria logo uma garota que possui as mesmas habilidades que ele. Mais ainda, compactua com seus problemas intrínsecos oriundos dessa terrível habilidade. Então essa relação pode ser bem atrativa de se acompanhar. Agora, por fim, uma máxima do primeiro episódio, que eu espero estar presente ao longo dos 25 episódios confirmados, são as cenas de ação envolvendo a Hozuki, a garota com os poderes especiais.

Houve uma breve cena de luta entre ela e um fantasma que foi incrível. A animação foi agradável e alguns cortes de câmera, dando um close nela, criou toda uma atmosfera intensa para o momento. Em síntese, eu realmente espero mais momentos como esse no decorrer do anime. E, sendo sincero, acredito que irão trabalhar bastante essa questão dos momentos de ação na história. Porque, afinal, diferente da proposta de Mieruko-chan, Dark Gathering tem um viés bem mais voltada para um confronto mais enérgico contra esses espíritos malignos.

Dark Gathering
© Dark Gathering

Nota: 3,0/5,0

Por fim, se você ainda não sabe quais serão todas as estreias dos animes desta temporada atual, dê uma olhada no nosso Guia da Temporada. Lá você irá encontrar todos os animes com suas respectivas datas. Tenho certeza que irá te auxiliar na hora de escolher os animes para assistir.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

2 thoughts on “Primeiras Impressões: Dark Gathering A história segue um garoto que, com a habilidade de enxergar espíritos, embarca em uma aventura sobrenatural

  1. Rapaz, pode esperar os primeiros episódios sendo mais similares em “intensidade” ao ep 1 já que eles são introdutórios, tendo mais a função de apresentar os conceitos sobre os fantasmas e o mundo sobrenatural. Depois dessa parte de introdução, a obra sobe de nível e mantém uma qualidade muito boa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *