Ficha Técnica – Lazarus
Gênero: Sci-fi
Estúdio: MAPPA
Diretor: Shinichirou Watanabe
Origem: Original
Data de estreia: 6 abril de 2025
Shinichirou Watanabe certamente tem um portfólio de dar inveja a qualquer mangaká, o homem é responsável por grandes obras do cenário japonês, como, Samurai Shamploo, Carole & Tuesday, Blade Runner: Black Out 2022, Space Dandy, e a maior dentre todas elas, consideras uma das maiores obras do Japão, Cowboy Bebop.
E agora, ele prepara mais uma boa obra, certamente, uma das maiores e mais importantes do ano. Animada pela Mappa, e escolhida a dedo pela Warner para sua transmissão pelo Adult Swim. Lazarus está sendo comparado de maneira bem seca e rasa com Cowboy Bebop, simplesmente por vir do mesmo homem, mas tem bem mais além disso.
Lazarus toca num tema que é abordado em Cowboy Bebop, quando um personagem secundário revela ter sido cobaia de uma série de experimentos biológicos, mas algo como efeito de guerra, e tal personagem era conhecido direto de Spike. Já em Lazarus, o tema do uso de um medicamento como teste é agora proliferado por todo o globo, prometendo eliminar as dores e suas consequências.
Enquanto em Cowboy Bebop, a sociedade humana estava despedaçada, num futuro pós-apocalíptico, em Lazarus, a situação antecede a um, só que causado por um medicamento, cujo criador desaparece do nada e reaparece após três anos, anunciando que o medicamento matará a todos, caso não achem cura para tal.
Axel Gilberto, com sobrenome português e tudo mais, até se parece com Spike Spiegel nas capacidades de luta, parkour, e até um físico que se assemelha, mas parece mais insanamente controlado, bem mais novo e inconsequente.
Ele é, ao que dá a parecer, um dos que estarão dentro da iniciativa responsável por localizar o criador do medicamento “milagroso” (qualquer semelhança com um certo acontecimento do nosso contemporâneo é mera coincidência), a iniciativa que dá o nome ao anime.
Sinopse:
O ano é 2052 – uma era de paz e prosperidade sem precedentes prevalece em todo o mundo. A razão para isso: a humanidade foi libertada da doença e da dor. O neurocientista ganhador do Prêmio Nobel, Dr. Skinner, desenvolveu uma droga milagrosa que cura tudo, sem nenhuma desvantagem aparente, chamada Hapuna. Hapuna logo se torna onipresente… e essencial. No entanto, logo após Hapuna ser oficialmente apresentado, o Dr. Skinner desaparece. Três anos depois, o mundo mudou. Mas o Dr. Skinner voltou – desta vez, como um prenúncio da desgraça. Skinner anuncia que Hapuna tem uma meia-vida curta. Todos que o tomarem morrerão aproximadamente três anos depois. A morte está chegando para este mundo pecaminoso – e em breve. Como resposta a esta ameaça, uma força-tarefa especial de 5 agentes é reunida de todo o mundo para salvar a humanidade do plano de Skinner. Este grupo é chamado de ‘Lázaro’. Eles podem encontrar Skinner e desenvolver uma vacina antes que o tempo acabe?
Expectativas:
Sou um fã nato de Samurai Shamploo e Cowboy Bebop, quase um tarado pelas obras de Shinichirou Watanabe, mas é notório até mesmo a quem não viu nada dele, que a obra é diferente. Não é só o fato de ser animado, e muito bem animado pela Mappa, ou por apresentar um visual e enredo de cyberpunk, ou ter recursos que o Shinichirou já utilizou e bem em suas obras.
É uma das melhores animações que vi nos últimos cinco anos, tanto pelo enredo original, então não há como prever o que ocorrerá, quanto pelo design que a animação exibe, e é um prato cheio para pessoas como eu, que se deliciam num bom seinen. Pena que não está dublado, pois mereceria estar em nosso mercado, pois a trama é simplesmente boa demais para ser comparado com qualquer anime da temporada.
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.