Ficha Técnica – Tokyo 24-Ku
Estúdio: CloverWorks
Origem: Original
Data de estreia: 5 de janeiro
De repente você recebe uma ligação de uma amiga que já morreu faz um ano, seu cérebro é hackeado nesta ligação e sua maior habilidade física ou mental é aumentada, fazendo você virar quase um super herói. A premissa parece interessante e empolgante, porém Tokyo 24-Ku não começa tão bem, já que sua narrativa nos primeiros minutos é bem lenta e cansativa, pegando ritmo apenas na metade do primeiro episódio quando a ação realmente entra em cena. Um episódio de longos 40 minutos que poderia muito bem ser resumido em 24 se não fosse a enrolação inicial do anime para efetivamente entrar na história.
Apesar disso, se você aguentar passar pelos primeiros minutos, você vai encontrar personagens bem carismáticos, com personalidades diferentes, mas que terão de se unir novamente em busca de uma resposta para a estranha ligação que recebem e os estranhos poderes que receberam. E a parte técnica também merece ser elogiada aqui. Apesar das grandes dificuldades expostas pelo próprio diretor antes da estreia, a animação esta bem fluída, o design é bem bonito e os efeitos sonoros são muito bons, lembrando um pouco os de Fire Force.
Sinopse:
Uma ilha artificial na baía de Tóquio – Kyokutou Houreigai Tokubetsu Chiku (Distrito Especial do Extremo Oriente), comumente conhecido como 24-ku (24º Distrito).
Os amigos de infância Ran, Kouki e Shuuta, que nasceram e foram criados lá, têm diferentes origens familiares, hobbies e personalidades, mas sempre saíam juntos. No entanto, seu relacionamento muda drasticamente na sequência de um certo incidente.
No memorial do primeiro aniversário do incidente, os três amigos se encontram novamente e seus telefones começam a tocar simultaneamente. O telefonema é de um amigo supostamente morto, instigando-os a “escolher o futuro”. Os três tentarão proteger sua amada Ala 24 e o futuro de seu povo de seus próprios modos.
Expectativas:
O anime é uma boa obra de ação, mas a enrolação com a apresentação e desenvolvimento dos personagens no começo pode fazer muitos desistirem do anime antes mesmo de chegar na melhor parte dele. Apesar disso eu recomendo se você gosta de animes futurísticos de ação e mistério. Insista e não desista!
Olá Ana, tudo bem?
Estou acompanhando “Tokyo 24-ku” e estou gostando bastante.
Trata-se duma saga de ação e ficção científica que certamente fará a galera pensar junto com os personagens e se surpreender em como nossa visão de mundo não está tão distante da deles.
De fato, o episódio piloto foi longo e um pouco “embromation”, porém a premissa foi bem apresentada. O detalhe das datas que sempre aparecem pra explicar certos contextos são bastante úteis pra compreender os fatos.
O grande lance é que os problemas apresentados ao trio protagonista são situações similares ao famoso “dilema do trem”, isto é, sempre haverá uma perda e os amigos devem decidir o que seria “menos danoso” na tentativa de impedir o evento trágico. E a essa altura do anime (estamos no décimo episódio), já dá pra sacar que a complexidade dos desafios será maior porque já houve algumas revelações e o dilema final tende a ser o mais trágico de todos, independente da resposta.
Muito bem conduzida a tensão entre os amigos (e a evidente deterioração da amizade) e também o desconforto geral de todos que estão ao redor. As cenas de ação são muito boas também, bastante ritmo mesmo nas cenas mais “discursivas”.
Em suma, é um anime que tem uma discussão ética das mais complexas ao estilo “Himitsu: The Revelation” com pitadas de filosofia cyberpunk à moda “Psycho Pass” (esse comentário talvez seja encarado como spoiler pra quem viu as duas produções citadas), porém os não-iniciados nesse tipo de assunto conseguirão acompanhar tranquilamente por conta da linguagem shounen utilizada na trama.
É isso. Espero ter contribuído pro possível debate que possa vir a ter aqui no teu espaço. Grande abraço pra ti e excelente semana!