A mediocridade dos Isekais da temporada atual A criatividade para novos isekais está acabando?

Rafael
Reborn as a Vending Machine
©Studio Gokumi, AXsiZ/Reborn as a Vending Machine

No início do mês de julho, fomos agraciados com a nova temporada dos animes de verão. Recebemos ótimas continuações e excelentes animes novos, mas na parte de isekais, estão deixando muito a desejar nas novas ideias e criações de histórias na temporada atual. Conversaremos um pouco sobre o que está acontecendo com os Isekais dessa temporada (Primeiros episódios), a criatividade, falta de criatividade e até mesmo sobre a parte das animações.

No contexto geral, isekai é uma categoria muito popular de anime, mangá e light novel que se refere a “outro mundo”. Os protagonistas de isekai acabam sendo tele transportados das mais diversas formas para um mundo paralelo onde eles devem aprender do zero (na maioria das vezes) sobre a cultura local, como funciona a economia e como sobreviver em um mundo desconhecido.

No texto a seguir, comentarei algumas cenas e alguns spoilers de alguns animes dessa temporada e de outros isekais para usar algumas cenas de exemplo (Mushoku tensei, slime, Shield hero e isekais da temporada atual).

 A criatividade dos Isekais

Reborn as a Vending Machine
©Studio Gokumi, AXsiZ/Reborn as a Vending Machine

O primeiro ponto a se levar em consideração é a forma na qual os protagonistas são tele transportados para os seus respectivos mundos, a cada temporada que passa isso tem sido deixado de lado cada vez mais e é um dos tópicos principais para isekai, através disso, ocorre a motivação do protagonista e o rumo que a história irá seguir.

Podemos citar Reborn as a Vending Machine, onde o protagonista reencarna como uma máquina de vendas, mesmo sendo uma ideia muito diferente do habitual, criatividade para elaboração do protagonista não faltou, mas a forma que ele é direcionado para o mundo isekai é muito simplista, falta um pouco mais de elaboração para mostrar o motivo dele ter morrido para proteger uma máquina vendas, falar que ele era fascinado por essas máquinas, não é o suficiente para chegar ao ponto de morrer para proteger uma máquina de vendas que está caindo de um caminhão.

Animação

Sweet Reincarnation
©SynergySP / Sweet Reincarnation

Na parte de animação, temos obras que sabem como surpreender, podemos citar o Mushoku tensei, quando o Rudeus passa no seu treinamento no segundo episódio com uma bela animação de magia e movimentação de cenário, e no episódio do slime se tornando um lorde demônio, e até mesmo a cena que ele absorve os poderes do dragão no segundo episódio. Esses dois animes são exemplos de isekai com excelentes animações e que empolga quem está assistindo, mas os isekai dessa nova temporada deixam muito a desejar.

My Unique Skill é um isekai focado em batalhas nas ‘dungeons’, não foge tanto desse tema, ao que se propõe consegue se manter, mas existem várias cenas que os personagens tem os seus rostos desfigurados e mal desenhados, e querendo ou não, isso nos tira um pouco da história para prestar atenção nos traços mal feitos. Algo que pode ser pior do que traços, são cenas estáticas, e o Sweet Reincarnation entende muito bem disso. No segundo episódio vemos a primeira batalha do anime, as cenas que deveriam ser animadas ou que deveriam possuir cenas de cortes de espada, são somente imagens estáticas com tremedeiras para dar a impressão que há alguma animação naquela cena.

Tanto o Sweet Reincarnation quanto o My Unique Skill não precisam ter animações exuberantes como os grandes animes, mas poderiam ter se preparado melhor para que apresentasse pontos mais interessantes para prender a atenção de quem está assistindo, algumas pessoas acabam assistindo, mas ao terminar a temporada automaticamente esquecem até do nome do anime.

Desenvolvimento de história

Am I Actually the Strongest?
©Staple Entertainment/Am I Actually the Strongest?

Animes que ficam marcados na história tem uma porcentagem disso através do seu desenvolvimento de história, Shield hero tem a sua primeira temporada muito focada no desenvolvimento dos seus personagens, desde o momento que o Naofumi é enganado pela princesa, até o momento que ele consegue limpar o seu nome no reino. A primeira temporada será lembrada por muito tempo pela forma cativante que apresentou a história, já os Isekais dessa temporada, falham muito nesse quesito.

O isekai desta temporada que vale ser citado no âmbito de desenvolvimento é o Am I Actually the Strongest?. O protagonista é abandonado pela sua nova família por considerarem que ele é fraco, só que na verdade ele é muito forte. Com essa premissa, a história poderia seguir um rumo interessante, focando no quanto ele poderia ser amargo por ser abandonado, ou desenvolver de forma inteligente a força que ele possui, mas o anime toma um rumo muito mais confortável e até mesmo com situações que deixam a desejar.

Staple Entertainment/Am I Actually the Strongest?
©Staple Entertainment/Am I Actually the Strongest?

O anime Sweet reincarnation foca no protagonista que era um confeiteiro que morreu durante uma competição de pâtisserie, e no novo mundo, ele vive falando que deseja cozinhar várias coisas, só que nos dois primeiros episódios, o mais próximo que teve disso foi ele comendo uma maçã. Foca em outras coisas e esquece o tópico principal que o anime se propôs no início. Pode acontecer que nos episódios futuros tenha uma reviravolta nesses animes e que possam aprofundar melhor no desenvolvimento da história ou até mesmo que crie ganchos e plot twists para se tornarem mais relevantes no mar gigantesco de isekai que foram criados até hoje. Mas tendo o ponto de vista que o Isekai da máquina de vendas, é o melhor Isekai apresentado nessa temporada, é algo para se preocupar com a qualidade dos Isekais da atualidade.

Vale ressaltar que a palavra medíocre significa algo mediano, não quer dizer que os isekai que foram citados sejam ruins, mas estão longe de serem isekai interessantes de se acompanhar nessa temporada. E se tratam somente de novos animes e não de continuações como Mushoku tensei (inclusive é o melhor Isekai da temporada até agora). Caso tenha interesse em assistir isekai que foram lançados neste ano, deem uma chance para Kamikatsu, Isekai cheat skill e Benryia Saitou-san.

Faltou algum Isekai novo dessa temporada a ser citado? Se faltou, quais os pontos positivos e negativos?


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

3 thoughts on “A mediocridade dos Isekais da temporada atual A criatividade para novos isekais está acabando?

  1. eu ainda vejo como algo divertido e light de acompanhar
    está saturado, as ideias “novas” se é que podemos classificar assim vem com ideiais absurdas de desenvolvimento da historia e muitas vezes se perde

    mas dado o mundo atual que quer empurrar conteudo nutelinha para a geração chata do kralho
    acredito que isso seja o modelo cada vez mais frequente, e assim que isso saturar demais isso vai tomar algum outro genero nutelando seu modelo de produção para uma forma generica e repetitiva

    apesar dos pesares eu ainda acho essas ideias absurdas uma boa fulga de algo pra passar um tempo, as vezes dar ao menos umas risadas…

  2. Opa, calma lá. Tudo bem falar desse monte de isekai lixo por aí, mas não fala mal do Caixeta não!
    Caixeta é gente boa!!!!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *