Trabalhar na indústria de anime é tudo, menos um caminho rápido e fácil para a riqueza, com longas horas e baixos salários sendo a norma para muitos artistas. Isso é algo que o artista freelancer Gen Sato (@ GENP37) é rápido em reconhecer. Ilustrador freelancer, animador e designer de personagens / mecha que trabalha desde 1986, em seu site, Sato ainda afirma sua filosofia profissional como:
“Como sou pobre, não recuso ofertas para trabalhar, para que um dia eu possa recusá-las.”
Infelizmente, uma forte ética de trabalho não significa muito sem uma ética comercial adequada do outro lado da equação do emprego. Em um tweet enviado esta semana, Sato revelou que ainda não foi pago por alguns de seus trabalhos recentes e, o que é pior, a empresa parece ter desaparecido completamente!
まさか、劇場アニメ制作会社が未払いの上、Twitter垢も削除して、トンズラするとは思わなかったわ(泣)
この師走に、でかいトラブルに巻き込まれたなぁ(泣)— 佐藤元 月南ヨ21a 冬コミ・コミッション受付中! おジャ魔女どれみ20周年おめでとう! (@GENP37) December 9, 2019
“Eu nunca pensei que uma empresa que produzisse anime não apenas não pagasse aos trabalhadores, mas também apagasse todo o rastro do Twitter e desaparecesse.
Eu estou tendo alguns problemas sérios agora.”
Se você olhar o texto original em japonês do tweet, também verá o caractere kanji 泣, que significa “chorar” algumas vezes. Isso é apropriado, não apenas por causa da reviravolta devastadora dos eventos, mas também porque a empresa a que ele está se referindo parece ser o Tear Studio, que está, ou pelo menos estava, localizado na ala Suginami de Tóquio, onde a maior concentração de estúdios de anime do Japão é encontrado.
O Tear Studio foi criado em 2013 e parece ter passado seus primeiros dias trabalhando como suporte, mas nos últimos anos cresceu o suficiente para ser o principal estúdio de produção do anime cinematográfico The Royal Tutor, que estreou em fevereiro, e a série Nande koko ni sensei ga!?
Aparentemente, o estúdio estava operacional o suficiente para lançar uma adaptação para anime OVA do mangá yuri Fragtime, em 22 de novembro. Mas a conta do Twitter de repente ficou inacessível desde segunda-feira, e o site oficial caiu brevemente no mesmo dia! (Até o momento, o site estava novamente online, mas alguns links no site não funcionam.)
A história de Sato chamou a atenção de outros usuários do Twitter.
“Isso é terrível! Você precisa levá-los ao tribunal.”
“Nossa, tantas pessoas pobres serão afetadas pelo que a empresa fez!”
“É como algo saído de um filme de suspense.”
“É incrível que eles possam ser tão terríveis”.
Entre as respostas, também estavam alguns dos outros artistas que parecem também esperar pelos pagamentos da Tear Studio.
Sato não menciona se ele tentou entrar em contato com a Tear Studio por telefone ou e-mail ou esteve no escritório para ver se há alguém lá. Já o site oficial do anime Fragtime, divulgou nesta terça-feira que a produção do anime não pôde entrar em contato com o estúdio.
O aviso afirmou que a produção tentou entrar em contato com o representante da Tear Studio para uma atualização de status, depois que as notícias começaram a se espalhar na web e nas mídias sociais, mas não conseguiram. A produção continuará tentando entrar em contato com o representante do estúdio.
O repentino e inesperado desaparecimento de sua presença on-line definitivamente faz parecer que os principais funcionários da Tear fugiram do local, deixando um número desconhecido de trabalhadores não remunerados por suas contribuições para suas produções de anime.
Acreditem, tem picaretas e golpistas mau caráter em qualquer lugar do mundo. Basta ser um humano.
O Japão não é exceção. Espero que o Sato consiga receber. Mas esses caras estão definitivamente queimados.