A Kyoto Animation, conhecida como KyoAni, foi fundada em 1981 por ex-funcionários da Mushi Production, e é sediada na cidade de Uji, na Prefeitura de Quioto. O estúdio possui um estúdio de animação subsidiário, o Animation Do, sediado na cidade de Osaka, e administra uma escola de animação própria, onde são formados futuros animadores para o estúdio.
Produções:
O estúdio produziu programas de animação populares, incluindo K-On, Clannad, Tsurune: Kazemai Koukou Kyuudoubu, Kobayashi-san Chi no Maid Dragon e, a mais consagrada, Violet Evergarden, que foi adquirida pela Netflix para um mercado global. O estúdio também lançou filmes anime como Koe no Katachi em 2016, Hibike! Euphonium em 2015 e Free! Eternal Summer em 2014.
Além disso, prestou serviços para filmes como Akira e Pokémon e muitas séries famosas como Inuyasha e Cowboy Bepop.
Novos lançamentos para 2020 estavam sendo preparados, como o filme de Violet Evergarden e o novo longa de Free!.
A companhia também publica muitas light novels populares principalmente sobre a vida escolar na adolescência.
A partir de 2009, a Kyoto Animation passou a conceder prêmios a light novels e mangás originais através de seu prêmio anual Kyoto Animation Awards.
Politica da empresa:
A KyoAni é conhecida por pagar a seus animadores um salário regular, quebrando o padrão de pagamento da indústria, que é visto como uma pressão extrema sobre o pessoal. Além de sempre tentar contratar mais mulheres para sua equipe, do que seus concorrentes.
De acordo com Dani Cavallaro, crítica especializada na cultura de animes e mangás e autora do livro “Kyoto Animation: A Critical Study and Filmography” publicado em 2012, a Kyoto Animation tornou-se reconhecida por seus “altos valores de produção e sensibilidade às maravilhas e dilemas da vida cotidiana”
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.