Antes de explanar de fato sobre este tema, é necessário fazer uma pequena contextualização de Death Note para vocês, para fins de melhor elucidação deste assunto, caso tenha alguém que ainda não assistiu o anime (o que acho muito pouco provável).
Death Note e sua narrativa
Death Note, traduzido para o português, significa “caderno da morte” o que, no anime, é exatamente para esta função que ele veio. Após um shinigami (deus da morte) deixar o caderno cair no mundo dos mortais, um exemplar e promissor estudante o encontra, seu nome é Light Yagami. Futuramente, após entender a mecânica do caderno, ele passa a utilizar o pseudônimo de Kira e, assim, começa a “punir” pessoas de acordo com seu próprio julgamento, decidindo se devem ou não viver, com o objetivo de constituir um novo mundo, tendo ele como o deus dessa nova era.
O início de tudo
Após Light Yagami encontrar o Death Note e tomar posse dele, Light começa com pequenos testes em pessoas que já estavam presas ou condenadas ao corredor da morte, logo se a proposta do caderno fosse convicta, ele não estaria fazendo nada de errado, segundo ele. Subsequentemente, ao ver que o caderno tinha um poder efetivo, ele deu início à matança generalizada, levando a óbito todos aqueles que “sujavam” o mundo com seus atos desprezíveis e tóxicos.
Afinal, Light Yagami era um visionário ou apenas um sádico?
É exatamente neste tópico que quero tratar com vocês uma das questões mais insanas que Death Note traz para o mundo externo: apoiadores e opositores de Light Yagami. É fato que ele cativou e conquistou a muitos dentro do universo do anime. Vemos que as pessoas o idolatravam, e foi daí que surgiu o nome Kira, nome que seus apoiadores deram a ele, que seria algo relacionado com “killer”, traduzindo para o português: assassino.
As pessoas sentiam-se mais seguras e protegidas em saber que havia alguém olhando por elas e cuidando para que o mau não assolasse o Japão. Todavia, em paralelo a isto, também tínhamos as pessoas que passaram a teme-lo, afinal estamos falando de alguém que matava pelo seu próprio ponto de vista de certo e errado. Então, neste momento tivemos a divisão de polos na história.
A pseudo sensação de liberdade que Kira oferecia
Esse é um dos motivos pelo qual as pessoas amavam e o seguiam. O que ele fazia, nada mais era do que colocar em prática aquilo que cada um pensava sobre o mundo, mas não executava. Ele simplesmente representava, na sua forma mais objetiva, o que todos ali queriam fazer, mas não tinham os recursos nem a coragem necessária para tal. Desse modo, ele se tornou um símbolo de justiça para os adeptos às suas ações.
Considerações finais
Death Note foi uma grande obra que ficou em lançamento no período de 2006 a 2007. Com certeza, até hoje, é muito comentada pelos fãs de anime/mangá por conta de seu incrível e imersivo plot, trazendo uma luta psicológica intensa. Com combates ideológicos e extremamente intelectuais, Death Note consagrou-se como uma das maiores e mais recomendáveis obras, tornando-a atemporal. Mas, claro, alterna de pessoa para pessoa os ideias de Kira e o que faz ele ser amado. Tudo é uma questão de ponto de vista. Caso você ainda não tenha assistido esta obra, recomendo que veja.
E você? Era fã do Kira ou repudiava seus atos? Deixe nos comentários, queremos saber!
Eu gosto do kira quer dizer Light yagami,eu gosto do jeito que ele ver as coisas alem do mais eu gosto muito de animes e tal,e o melhor anime que eu ja vi foi o anime Death Note, queria que tivesse a segunda temporada mais não sei se vai ter então to só esperando.