A comissão julgadora do 59º Shogakukan Manga Awards anunciou os vencedores deste ano na terça-feira. Cada título será homenageado com uma estatueta de bronze e um prêmio de 1 milhão de ienes (R$ 22.868,00) em uma cerimônia no dia 3 de março, no Imperial Hotel, em Tóquio. A própria Shogakukan publicou quatro dos cinco vencedores divulgados.
Categoria Infantil: Zekkyou Gakkyuu de Emi Ishikawa
Categoria Shonen: Magi de Shinobu Ohtaka
Categoria Shoujo: Kanojo wa Uso o Ai Shisugiteru de Kotomi Aoki
Categoria Geral: Mogura no Uta de Noboru Takahashi
Premio especial da comissão julgadora: Asari-chan de Mayumi Muroyama
A Shogakukan realiza essa premiação desde 1956 (para obras publicadas em 1955). Os vencedores recentes foram Yumi Hotta e Takeshi Obata por Hikaru no Go em 2000, Rumiko Takahashi por Inuyasha em 2002, Naoki Urasawa por 20th Century Boys em 2003, Mine Yoshizaki por Keroro Gunsou em 2005,Kotomi Aoki por Boku no Hatsukou o Kimi ni Sasagu em 2008, Kanojo Sakurakoji por Black Bird em 2009 e Kenta Shinohara por Sket Dance em 2010. Os vencedores de 2011 foram Yumeiro Pâtissière, Ooku, Ushijima the Loan Shark e Uchuu Kyodai. Enquanto que, em 2012, os vencedores foram: Inazuma Eleven, Nobunaga Concerto, Pin to Kona e Sakamichi no Apollon.
Os últimos vencedores do prêmio foram Mysterious Joker, Silver Spoon, Piece e I am a Hero. A comissão julgadora deste ano foi composta por Mitsuru Adachi (Mangaka de H2), Akira Oze (Mangaka de Hatsukoi Scandal), Mitsuyo Kakuta (Otona Joshi no Anime Time), Kaji Kawaguchi (Mangaka de Silent Service), Chiho Saito ( Mangaka de Utena), Kenshi Hirokane (Mangaká de Ningen Kousaten), um colunista da Bourbon Kobayashi e Yoshiyuki Okamura (Criador de Hokuto no Ken).
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.