Parece que Kenichiro Aoki, diretor de animação de ação da segunda temporada de “One-Punch Man”, não ficou muito impressionado com um dos animes mais comentados desta temporada: “The Super Cube”. A série de origem chinesa se tornou um sucesso surpreendente nesta primavera de 2025, especialmente por uma sequência de ação impressionante no episódio 7, que dura quase quatro minutos. Mas Aoki não entrou na onda do hype, e seus comentários incendiaram as redes.
Em sua conta no X (antigo Twitter), Aoki escreveu: “A animação é incrível, mas não me atrai… Acho que é porque a direção não é tão refinada. Se tudo acontece no mesmo ritmo e com a mesma intensidade, parece que tudo está acontecendo sem que você consiga processar. E, por favor, pare de copiar os mesmos movimentos, layouts e expressões de um certo superanimador. É uma pena.”
すごい作画アニメーションなんだけどなんか惹かれないなぁと思うのはやっぱ演出がいまいちなんだろうなぁ👀同じテンポ同じテンションでばーっとみせられても飲み込む時間や間がないと流れてっちゃう。後某スーパーアニメーターの作画と似たレイアウト、同じ動き、同じ表現はやめてくれ👀もったいないよ
— 青木 (@jumpaoki) April 18, 2025
Embora ele não tenha citado nomes, todos entenderam que ele estava se referindo ao animador nian41 (@/nian4111), responsável por essa cena. E, de acordo com vários fãs, Aoki deu a entender que nian41 está copiando o estilo de Yutaka Nakamura, também conhecido como “Yutapon”, famoso por seu trabalho em “Cowboy Bebop” e por seu domínio do dinamismo e dos quadros de impacto.
Não é de se surpreender que as reações tenham sido rápidas. Muitos fãs lembraram Aoki de que ele mesmo trabalhou na segunda temporada de “One-Punch Man”, que foi amplamente criticada por sua qualidade inferior à da primeira temporada. De fato, não faltaram comentários com dicas como: “Você fala muito por ter trabalhado na temporada que ninguém queria.”
Ainda assim, há quem acredite que Aoki tem razão e que sua crítica foi agravada pelas traduções automáticas. Alguns fãs comentaram que, embora a animação seja brutal, o ritmo é muito frenético e as ações parecem “sem peso”, como se os personagens estivessem flutuando apesar de toda a destruição que mostram.
Entre os comentários mais destacados estão: “A animação é incrível, sim, mas tudo tem um ritmo tão suave que não há momentos para respirar. Pode ser um problema de direção”; “Concordo com algumas das críticas ao episódio 7 de Super Cube, mas dizer que imitar o estilo de Yutapon é constrangedor parece um pouco demais. É assim que muitos animadores encontram seu caminho”; “Eles realmente vão brigar com um animador profissional que está no setor há mais de uma década? O cara acabou de dar sua opinião e já estão crucificando-o”.
O Super Cube pode ser visto no iQIYI e em seu canal oficial no YouTube. O primeiro episódio é gratuito, mas se você quiser continuar assistindo, é necessário fazer uma assinatura. A história acompanha Wang Xiaoxiu, um garoto comum que recebe um cubo espacial superpoderoso após um acidente e acaba lutando em um universo estranho para salvar seu amor de toda a vida, Shen Yao.
No final, essa discussão reflete algo que há muito tempo gera debate na animação: até que ponto é errado se inspirar nos grandes nomes? É copiar ou é uma forma de aprender? Enquanto isso, “Super Cube” continua a ganhar popularidade, e “One-Punch Man” retorna com sua terceira temporada em outubro, novamente animado por J.C. STAFF.
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.