MAPPA pede ajuda à CloverWorks O estúdio quer deixar sua má reputação para trás

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
Chainsaw Man
©Chainsaw Man

O estúdio de animação MAPPA acaba de trazer a bordo dois pesos pesados do setor, em um movimento que claramente visa a mudar a forma como trabalha. De um lado, Yuichi Fukushima, vice-presidente da CloverWorks e produtor de animes conhecidos como “Your Lie in April”, “Shelter”, “Darling in the FranXX”, “Akebi-chan no Sailor Fuku”, entre muitos outros, entra como diretor externo. Por outro lado, Motoi Okuno, um especialista em animação da 3DCG que trabalhou em “Chainsaw Man”, “Attack on Titan Final Season” e “Kakegurui XX”, assumirá o cargo de diretor-executivo.

Fukushima disse que ingressar na MAPPA é “uma grande honra” e que o estúdio está apostando alto em ideias novas e inovadoras. Okuno, por sua vez, disse que quer ser uma ponte entre as equipes de produção e a gerência, garantindo que ambos os lados se entendam, algo que claramente tem faltado na MAPPA ultimamente.

E por que o MAPPA está trazendo pessoas de fora? Porque as coisas não estão indo bem. A MAPPA ganhou a reputação de ter cronogramas impossíveis, animadores explorados e cronogramas caóticos, especialmente com animes como “Jujutsu Kaisen”, “Chainsaw Man” e “Shingeki no Kyojin”. Houve reclamações públicas, críticas online e até mesmo animadores vieram a público para contar suas experiências.

A contratação de Fukushima, que veio da CloverWorks (um estúdio mais equilibrado em sua forma de trabalhar), parece ser um movimento para profissionalizar um pouco a casa. Ou seja, alguém com experiência em lidar com produções complexas sem que tudo pegue fogo. E a contratação de Okuno aponta para outra área crítica: a animação 3DCG, que o MAPPA tem usado bastante ultimamente. Ter alguém que entenda do assunto e possa conversar tanto com os animadores quanto com os chefes é fundamental para evitar mais problemas técnicos ou falhas de comunicação.

Não se vê esse tipo de mudança com muita frequência no setor de anime, onde os estúdios tendem a se fechar em si mesmos. Portanto, o fato de a MAPPA estar abrindo as portas para pessoas externas com seu próprio peso mostra que eles estão tentando mudar de rumo antes que tudo desmorone. Com essas duas novas contratações, parece que o estúdio quer deixar sua má reputação para trás e começar a trabalhar de forma mais ordenada e saudável. Ou, pelo menos, é isso que eles estão tentando fazer. Resta saber se eles realmente farão a mudança.

Fonte: Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *