Ficha Técnica: Okinawa de Suki ni Natta Ko ga Hougen Sugite Tsurasugiru
Gênero: Comédia, Romance
Estúdio: Millepensee
Diretor: Shin Itagaki
Origem: Web manga
Data de estreia: 4 de janeiro de 2025
Não há referenciais que posso citar para comparar com Okitsura, e olha que vejo animes há 22 anos, e pela primeira vez não tenho como fazer um paralelo dele com qualquer outra coisa. É uma comédia romântica, mas com um forte background cultural japonês, mais precisamente, a cultura da pequena ilha de Okinawa, onde um garoto de Tóquio se mudou para lá, e não entende bulhufas do que Hina Kyan (garota que ele gosta) fala, por conta do sotaque dela.
E no topo disso, a amiga deles, Kana Higa, serve como uma intérprete para Teruaki, o garoto que simplesmente não compreende o dialeto local de Okinawa, o Uchinaaguchi! E além disso, Kana tenta se aproximar dele por meio disto, mas não sabe como se confessar a ele, ou seja, um verdadeiro triângulo amoroso.
E é aqui que a coisa fica estranha, pois me parece que o enredo tem grande foco na comunicação, como em Komi-san, mas não algo envolvendo uma ansiedade social ou problemas de relacionamento entre as pessoas, e sim uma questão de dialetos que não se batem. O que é estranho, é que as legendas do anime, feitas pela Crunchyroll, passam o dialeto da Hina transcritos da mesma forma, o que te coloca imerso na proposta, mas ao mesmo tempo, confuso e perdido.
Sinopse:
Eu, Teruaki Nakamura, me transferi para Okinawa e me apaixonei por uma garota…, mas não consigo entender o dialeto dela. Felizmente, Higa-san está sempre me ajudando com as traduções. Um romance intercultural um pouco diferente começa no sul da ilha!
Expectativas:
Se você quer conhecer mais da cultura japonesa, pode até ser uma boa escolha, mas fora desta específica proposta, não creio que a obra te prenderá. O protagonista é o típico lerdo, e aqui aparenta ser o moço da cidade indo ao interior e ficando perdido. Ele ama a guria, e não há aparente motivo ou circunstância que justifique este amor, e há uma terceira figura neste triangulo que está ainda mais perdida, pois é mais tímida que o protagonista.
É legal ver uma temática cultural japonesa não tão explorada entre os animes, já que giram entorno dos festivais culturais escolares, temas históricos, como em Samurai Shamploo, ou algo do folclore, como em Bleach, mas a disposição do tema de Okinawa me parece meio direta demais, com explicações culturais dignas de uma aula do tema. Não é um roteiro particularmente atrativo, apesar do tema ser interessante, mas escolheria outros romances da Temporada de Inverno 2025 no lugar deste.
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.