Crescimento dos E-sports no Brasil Os jogos online são extremamente populares em todo o mundo e o Brasil não foge às tendências

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf

E-Sports no Brasil: Crescimento, competições e comunidade gamer

Os jogos online são extremamente populares em todo o mundo e o Brasil não foge às tendências. No entanto, desengane-se quem pensa que os jogos online são apenas jogos de casino ou coisa de criança – atualmente, a indústria dos jogos é verdadeiramente milionária e pioneira dalgumas das maiores competições de todo o mundo, os e-sports. Estas competições são assistidas por milhões de jogadores no Brasil e não só através de plataformas de streaming ou em eventos presenciais. Neste artigo, vamos analisar o estado dos e-sports no Brasil e quais as tendências para esta indústria no futuro.

Os dados dos esportes eletrônicos no Brasil

As estatísticas não mentem. No Brasil, os e-sports são extremamente populares. De todos os gamers que participaram no estudo da Pesquisa Game Brasil, 82,9% admitiu conhecer expressamente o que eram os esportes eletrônicos. E, além da grande quantidade de conhecedores do termo, quase metade dos sujeitos (48,8%) disse também praticar ou já ter praticado este tipo de esporte.

Mas os números não se ficam por aí. Além de praticarem ativamente e-sports, ou de jogarem jogos que também são utilizados para esportes digitais, ao contrário de alguns outros jogos, como as slots de raspadinha, 63,8% dos inquiridos afirmaram também acompanhar torneios e outras competições de e-sports. No total, estes inquiridos assistem ou interagem com este tipo de conteúdos durante uma a três horas semanais.

O dado mais impressionante deste estudo, no entanto, é o facto de apenas 1,1% dos inquiridos não consumir de nenhuma forma conteúdo sobre e-sports.

Conteúdo digital

Os números mostram ainda que a maior parte dos gamers que assiste e-sports fá-lo através das plataformas digitais. 79,7% dos inquiridos assiste a transmissões em direto ou gravadas e a maior parte do conteúdo não é consumido na Twitch, mas sim no YouTube (72,5%). As outras plataformas com mais sucesso para os amantes dos e-sports são a SporTV e o Instagram.

Os esportes eletrônicos mais populares

Já entendemos que os gamers brasileiros são adeptos desses esportes, mas quais são os seus jogos favoritos para assistir? Embora os números flutuam consoante a saída de novos jogos no mercado, as tendências são claras: os jogadores brasileiros preferem claramente os jogos de futebol, como o Fifa ou o mais recente EA FC. 81,4% dos inquiridos diz ter preferência pelos e-sports futebolísticos e 64,6% diz também ser esse o e-sport que mais jogam.

Seguido ao futebol nos interesses dos jogadores de e-sports vem os first-person shooters (FPS), com 62,4%, e os MOBA, como League of Legends ou DOTA 2, com 59,3%. No entanto, os números diferem consoante se analisa o conteúdo transmitido ao vivo ou gravado. No que toca a vídeos previamente gravados, o conteúdo favorito dos espetadores é de Battle Royale (67,5%) e FPS.

Ainda assim, estes são os jogos preferidos pelos jogadores brasileiros:

  • Counter-Strike: Global Offensive (94%)
  • Fortnite (91%)
  • Free Fire (90,9%)
  • Call of Duty (90,6%)
  • League of Legends (90,1%)

Como se pode ver, apesar de o futebol dominar no tipo de jogo mais jogado pelos utilizadores, os jogos de futebol não chegam a entrar no topo das preferências dos jogadores brasileiros.

Dinheiro de e para os espetadores

Os e-sports movimentam muito dinheiro, mas grande parte do dinheiro movimentado não vem de parte das organizações de torneios. De acordo com o estudo analisado, 15,4% dos inquiridos admitiram já ter gastado dinheiro em doações em plataformas de streaming em jogos FPS. Contudo, o dinheiro movimenta-se para os dois lados. Da mesma forma que gastam dinheiro com os seus criadores de conteúdo favoritos, muitos gamers (27,9%) admitem também já ter recebido dinheiro ao interagir com e-sports online.

Mas desengane-se se pensa que esse dinheiro veio de competições ou de outros torneios: os maiores ganhos dos jogadores participantes no inquérito vieram de apostas entre amigos (14,2%) e casas de apostas (13,6%). Apenas 8,6% dos inquiridos é que ganharam dinheiro ao participar em torneios ou noutras competições. O estudo da Pesquisa Games Brasil incidiu sobre um total de 14.825 pessoas de 26 estados e é uma excelente amostra representativa de como os brasileiros interagem com os esportes online.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *