Desde o primeiro episódio de Sono Bisque Doll wa Koi wo Suru (My Dress-Up Darling), quem acompanha meus artigos sabem que eu sou apaixonado pela Marin Kitagawa, que se tornou uma personagem muito amada pelos fãs por ser instantaneamente simpática, alegre, sincera e honesta sobre seus interesses. Qualquer um pode se apaixonar por sua missão de fazer o melhor cosplay possível e para o diretor da série Keisuke Shinohara, não é apenas um atributo da série, mas uma das coisas que a torna especial. Como mencionou em uma entrevista recente: “Como personagem, ela é fascinante. Marin Kitagawa é um tipo de personagem que nunca vimos antes”.
A CloverWorks se dedicou a dar vida a todas as qualidades positivas do mangá de Shinichi Fukuda e Sono Bisque Doll wa Koi wo Suru rapidamente se tornou um sucesso na Temporada de Inverno de 2022 (janeiro-março). Com o objetivo principal de “não decepcionar” Fukuda, Shinohara rapidamente descobriu que os elementos adicionais poderiam ser mínimos para a adaptação do anime, já que a obra original de Fukuda era perfeita. Tinha de tudo, desde a natureza suave de Wakana Gojo até a realidade dos temas de cosplay. Shinohara ficou grato por Fukuda ter confiado nele para fazer os ajustes necessários para a adaptação do anime, o que facilitou o processo.
O papel de Wakana Gojo em Sono Bisque Doll wa Koi wo Suru, como alguém que é sério e dedicado a fazer bonecos, mas é lento com as tendências dos meninos de sua idade e não se encaixa muito bem na classe, foi um investimento interessante para Shinohara. “Principalmente nesses tipos de quadrinhos de romance“, explicou Shinohara, “a emoção é geralmente descrita do ponto de vista do papel masculino, mas neste trabalho, havia uma nova estrutura na qual a heroína se apaixona primeiro pelo protagonista.”
Como tal, isso significava que Marin seria o motor da história. O arco da história original da série começa com seu desejo de fazer cosplay e são seus sentimentos por Gojo que se tornam aparentes em primeiro lugar. Shinohara atribui a enorme base de fãs femininas da série a isso, afirmando que “em termos de personagens, esta série foi fácil de ler e identificável para as leitoras femininas.”
Para Shinohara, o apelo de Marin é que “ela respeita a si mesma e aos outros, o que a torna simpática. Marin não tem medo de falar o que pensa, mas quando se trata de romance, ela pode ser tímida, e isso é fácil para qualquer um que esteja apaixonado entender. A diferença entre sua aparência externa e interna a torna adorável. Acrescente a isso o fato de ser capaz de se dedicar a algo quando se propõe a isso, tem as qualidades ideais que buscamos em uma pessoa”. A relação entre Marin e Gojo, pautada pela admiração e confiança, é um grande exemplo disso.
A ambientação dos personagens desta obra reflete as técnicas e a cultura do cosplay na vida real, e são desenhados com grande riqueza de detalhes. Embora Fukuda já tivesse exposto muito disso no trabalho original, foi algo em que Shinohara teve que mergulhar. “Na verdade, fui a lojas como Yuzawa-ya e Swallowtail para entrevistá-los, além de visitá-los como cliente. Até comprei uma peruca para ver como embalavam”, lembra Shinohara. “…sendo durante a pandemia, a escala dos eventos de cosplay não era tão grande, mas fui lá para entrevistas e visitei lugares que aparecem no mangá para tirar fotos de referência.”
Felizmente, Shinohara tinha uma equipe excelente para dar vida ao anime. “Mantivemos o design da figurinista Erika Nishihara e sou grato pelo trabalho árduo dos animadores, desenhando todos aqueles pequenos detalhes que a Sra. Nishihara criou.”
Um show sobre cosplay seria inerentemente colorido, e Shinohara teve grande prazer em vê-lo ganhar vida. “Todos, desde o coordenador de cores e o diretor de filme até eu, trabalharam juntos e fiquei muito satisfeito com a cor na tela”, diz Shinohara. “Ter uma mão no processo, principalmente quando eu pedia algo e eles me ouviam e respeitavam o meu desejo, é o que mais aprecio. Eu poderia fazer o que quisesse”.
Mas para Shinohara, é mais o que o cosplay representa que tornou Sono Bisque Doll wa Koi wo Suru tão forte entre seus fãs. “Usamos o cosplay como tema, mas não se limita a isso”, explica Shinohara. “…como diz Marin, o objetivo é poder dizer “eu gosto disto”. Esta série respeita esse tipo de mentalidade.”
Como tal, o cosplay é mais do que apenas se tornar um personagem fictício do qual você deseja se vestir, mas sim um reflexo do espírito interior e do eu, uma declaração ao mundo de seu compromisso em criar o mundo do personagem. “…o que está na base deste trabalho é a mentalidade de dizer o que você ama, e transformar o negativo em positivo, mesmo que os outros zombem de você por isso. Espero que essa mensagem seja transmitida através do anime.”
Sinopse:
“Traumatizado por um incidente de infância com um amigo que se ressentia de seu amor por bonecas tradicionais, o esperançoso artesão de bonecas Wakana Gojou passa seus dias como um solitário, encontrando consolo na sala de casa de seu colégio. Para Wakana, pessoas como a bela Marin Kitagawa, uma garota da moda que está sempre cercada por uma multidão de amigos, é praticamente uma alienígena de outro mundo. Mas quando a alegre Marin – que nunca é tímida – vê Wakana costurando um dia depois da escola, ela invade com o objetivo de amarrar seu colega de classe silencioso em seu passatempo secreto: cosplay! O coração ferido de Wakana será capaz de lidar com a invasão dessa alienígena sexy?!”
Mais sobre:
Fukuda tem publicado o mangá na revista Young Gangan da editora Square Enix desde janeiro de 2018. O trabalho relatou ter ultrapassado 1,8 milhão de cópias cumulativas em circulação em outubro de 2020.
Keisuke Shinohara (A3! Temporada Primavera e Verão, Black Fox, Little Witch Academia) dirigiu o anime no CloverWork Studios. Yoriko Tomita (Beelzebub-jou no Okinimesu mama, Build Divide: Code Black, Osananajimi ga Zettai ni Makenai Love Comedy) foi o responsável por escrever e supervisionar os roteiros. Kazunamasa Ishida (Kiznaiver, Saekano: How to Raise a Boring Girlfriend) cuidou do design de personagens. Takeshi Nakatsuka (Augmented Reality Girls Trinary, Brothers Conflict, Magical Girl Ore) foi o responsável pela composição da trilha sonora.
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.