O portal japonês Myjitsu publicou um artigo observando que os fãs japoneses reclamaram de ‘excesso de palavras’ nos capítulos mais recentes do mangá HUNTER x HUNTER de Yoshihiro Togashi. As reclamações vêm principalmente de quem lê mangás em smartphones, decorrentes do fato de o consumo digital de mangás no Japão ter aumentado exponencialmente nos últimos anos.
“O último capítulo de ‘HUNTER x HUNTER’ de Yoshihiro Togashi, que retomou a serialização após uma ausência de quase quatro anos, foi publicado na 48ª edição deste ano da revista Weekly Shonen Jump em 31 de outubro. Embora a história seja muito promissora, parece que o problema do ‘excesso de palavras’ está ressurgindo novamente. No episódio 392, “Information”, houve um desenvolvimento interessante para a franquia em geral.”
“No entanto, o ‘grande número de palavras’ causou polêmica entre os leitores. ‘Em HUNTER x HUNTER há muitas palavras, então toda vez que eu viro a página, fico confuso’; ‘Muitas palavras! Perco o interesse assim que viro a página”; ‘Muitas palavras para ler’; ‘O texto ainda é pequeno e longo, então tenho que ampliá-lo para lê-lo’, são alguns dos comentários em destaque.”
“O número de diálogos e monólogos neste capítulo é bastante alto, em particular, as páginas foram preenchidas com texto em cenas que retratam os movimentos do jovem líder da ‘Família Cha-R’, Ken’i Wang, e os outros. Como resultado, o tamanho de cada letra é menor, dando a impressão de que é mais difícil de ler.”
“Se for a versão em papel, não há problema, mas a leitura fica cada vez mais difícil na versão digital para smartphones. Os fãs inscritos nos serviços digitais da Jump comentaram: ‘Não consigo ler todos os parágrafos porque não consigo ampliar a página’; ‘HUNTER x HUNTER tem muito texto, é impossível lê-lo em um smartphone’; ‘Não consegui ler HUNTER x HUNTER no meu smartphone, a escrita é muito pequena’.”
“O destaque dessas vozes também pode ser devido ao aumento significativo no número de assinantes da versão eletrônica do Weekly Shonen Jump. A edição eletrônica regular foi lançada em 2014, mas as vendas aumentaram de forma constante desde então, com a versão digital vendendo mais de 700.000 cópias por edição. Em outras palavras, durante os quatro anos em que HUNTER x HUNTER esteve em hiato, o número de pessoas lendo Weekly Shonen Jump em smartphones e outros dispositivos provavelmente aumentou dramaticamente. Como Yoshihiro Togashi responderá a esses tempos de mudança?”
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.