Seiichiro Hayakawa, um roteirista de produções de anime e jogos, postou uma atualização no Twitter que se tornou viral em fóruns de comentários no Japão, observando que a receita da indústria de doujinshi (mangá publicado por você mesmo, não necessariamente hentai) é muito maior do que aquela obtida como autor de mangá serializado.
Isso é algo que você provavelmente já sabe. Um de nossos editores disse a um artista de mangá: “Tenho um evento doujinshi chegando, então faremos uma pausa na série.’ Quando ele o repreendeu, ele disse que sua renda com doujinshi era dois dígitos maior (ou seja, cem vezes maior), acrescentando que a serialização regular é mais parecida com um trabalho paralelo”, escreveu ele.
これは以前から言われていることですね。ある編集さんが漫画家さんに「同人イベントが近いので連載を休ませてほしい」と言われ「本業を優先すべきでは?」と窘めたところ、同人の稼ぎの方が2桁上であることを教えられ、連載の方が副業なのだと思い知らされた話を見たことがあります。 https://t.co/rCXUZ9eNb6
— 早川清一朗@ライター 取材に行きたい謎の生物 (@hayakawaseiich2) January 5, 2022
Hayakawa postou isso em resposta a uma série de atualizações feitas por ‘Ogino (荻 野)‘, que se descreve como um editor de mangá em meio-período. “Nos últimos anos, tenho tentado ajudar os escritores a criar um ambiente onde possam ganhar a vida com suas atividades doujinshi antes de iniciar uma série, para que possam prosseguir com sua série com facilidade”, escreveu ele.
“Quanto mais firmemente você fizer isso, mais lucrativas serão suas atividades doujinshi. Para ser sincero, a situação é inversa: se você inicia uma série comercial serializada, a receita cai. O que então é realmente comercial? ”, Concluiu.
しっかりやればやるほど同人活動の方が儲かる。ぶっちゃけ商業連載を始めると収入が減るという逆転現象が発生しています。商業とは
— 荻野(フリーランスマンガ編集者) (@gouranga_) January 4, 2022
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.