Aggretsuko, na primeira impressão, o que costumamos chamar de “julgar o livro pela capa”, aparenta ser uma história fofa de animais antropomórficos.
Contudo, não é exatamente sobre isso a história deste anime. Por trás de toda essa fofura, Aggretsuko denota a triste e dura realidade da vida de um profissional.
Aqui, acompanhamos Retsuko, uma panda-vermelha de 25 anos. Ela trabalha no departamento de contabilidade de uma grande empresa comercial.
É muito fácil simpatizar com a protagonista. Afinal, muitos de nós pertencemos a este âmbito profissional e torna-se mais fácil compreender as várias situações abordadas pelo anime.
Lidando com o estresse e a Síndrome de Burnout em Aggretsuko
Retsuko é uma pessoa muito simpática e amável, que suporta tudo calada. E este é um grande problema.
Todavia, assim como nós temos aquele famigerado medo de não falar nada para não perder o emprego e ficar endividado, ela também tem.
Porém, ao adotar este tipo de comportamento, acaba gerando em Retsuko todo esse desgaste, que vai desde ter muitas demandas, a ter que suportar um chefe machista.
Em suma, todo esse peso acaba originando o que é chamado de Síndrome de Burnout. Também é conhecido como Síndrome do Esgotamento Profissional.
É um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante.
Geralmente está envolvido muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.
E como todos nós possuímos uma válvula de escape para fugirmos dos problemas do dia-a-dia, uma maneira de desestressar, com Retsuko não é diferente.
E como ela faz isto? Indo ao Karaokê e externando TODO o ÓDIO que habita dentro dela. E aí sim vemos quem realmente Retsuko é.
Um anime sobre a vida
Por fim, Aggretsuko é interessante pelo fato de retratar uma realidade da vida real. Animes assim costumam ter um impacto maior na perspectiva de quem assiste.
O motivo é simples: consegue alcançar, talvez, aquilo que quem está assistindo sente ou passa em seus dias corriqueiros.
Um mangaká que trabalha bastante em cima desta temática é Inio Asano.
Produzindo com base no existencialismo e no trivial da vida, Asano tem um impacto direto na vida dos leitores de mangá.
Enfim, fica aqui a recomendação de Aggretsuko para vocês. Ademais, também os vários títulos de Inio Asano.
Se você é um adepto a este tipo de narrativa, sobretudo sobre a vida em sua forma nua e crua, com certeza será de grande valia para ti.
Em conclusão, comenta aí embaixo o que você achou de Aggretsuko.
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.